Gerenciamento de obra "grátis"
- Giovanni Gallo

- 4 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Parece estranho o título, mas a verdade é que o Gerenciamento de obra, quando feito por profissional qualificado acaba deixando o resultado final do empreendimento mais lucrativo.
A obra tem vários serviços, vários trabalhadores e empresas envolvidas. O Denominador entre todas essas variáveis é comum, o investidor.
O investimento imobiliário pode gerar muito lucro e segurança patrimonial para quem o realiza, porém se feito sem controle, pode na verdade virar um prejuízo gigantesco.
O Gerenciamento de obra, consiste na avaliação e controle dos 4 pilares fundamentais da de qualquer obra: PRAZO, CUSTO, QUALIDADE E SEGURANÇA. Todos eles podem acabar com qualquer pretensão de lucro se mal administrados. Um PRAZO que se estende gera custos indiretos ou multas; o CUSTO sem controles de quantitativos ou especificação correta de materiais pode causar prejuízo também. A qualidade, muitas vezes deixada de lado pelos profissionais da construção civil pode gerar prejuízo de curto, médio e longo prazo, assim como a segurança da edificação e seus trabalhadores, licenças e alvarás.
Olhando tudo isso apresentado no parágrafo acima, todas essas circunstâncias, o gerenciamento realmente sai de graça. A obra com o prazo dimensionado e aferido corretamente, com custo detalhado de todos os serviços e com acompanhamento da qualidade dos serviços executados com a segurança legal e operacional da obra com certeza terá o custo inferior à outra igual feita sem essa gestão. Já presenciei casos que uma simples consultoria na contratação de um terceiro gerou economia maior que todo o contrato pago para a gerenciadora.
Essa é uma decisão pessoal, mas com roteiro mais do que conhecido.

.jpg)


Comentários