Cronograma bom, economia boa!
- Giovanni Gallo

- 10 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Sua vida já começou seguindo um cronograma. Você nasceu, começou a andar, falar, foi pra escola, se formou e foi seguindo os passos de acordo com suas vontades, anseios e possibilidades.
Um cronograma pode dar as diretrizes necessárias para o bom andamento físico de um projeto e também para o avanço adequado do custo.
Um cronograma “físico x financeiro” pode viabilizar o projeto ou não. Pode tornar o empreendimento em lucro alto e também pode trazer às claras que talvez seu dinheiro possa ser melhor investido em outra coisa ou outro empreendimento.
Um cronograma físico bem monitorado antes e durante a obra, pode reduzir o custo indireto, que é responsável por grande parte da diminuição nos lucros do empreendimento.
O profissional que gerencia a obra, tem isso em mente. Através da análise de cronograma, a execução de um serviço pode ser alterada, como uma parede de alvenaria ser substituída por uma de gesso acartonado. Isso pode representar não só redução de prazo mas também economia financeira para o projeto, uma vez que todos os custos indiretos terão redução com a obra acontecendo em menos tempo.
Nem sempre o aumento do custo direto de um serviço vai representar um aumento no custo total da obra. Isso vai depender das variáveis que essa alteração do projeto terá. O tempo de execução dos serviços é menor? Consigo melhorar minha linha de balanço?
Enfim, um cronograma bom garante um controle adequado de prazo e custo, além de, com acompanhamento constante dos indicadores uma melhor qualidade dos serviços e um canteiro mais seguro, onde ninguém precisa trabalhar “correndo atrás do prejuízo”.

.jpg)


Comentários